SERROLÂNDIA-PE

sábado, 23 de novembro de 2013

Fernando Filho se prepara para renunciar mandato e assumir a Prefeitura de Petrolina

O deputado Federal Fernando Filho (PSB) decidiu renunciar ao mandato na Câmara dos Deputados para cumprir a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que exige a posse imediata do socialista no cargo de prefeito de Petrolina, no Sertão pernambucano, depois do afastamento de Júlio Lossio (PMDB) da função. A renúncia será realizada na próxima terça-feira em sessão na Câmara e no dia seguinte, tomará posse como prefeito do município. A informação foi divulgada através de uma nota pela assessoria do deputado, junto com um vídeo que relata o comentário do futuro prefeito sobre a decisão do TRE. O ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Petrolina Osório Siqueira (PSB) está interinamente no comando do Executivo.
Nesta quarta-feira (20), a ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou medida cautelar a Lossio para permanecer no cargo até o julgamento do mérito pelo pleno da Corte. A nota do deputado diz que o parlamentar sempre deixou claro que, no momento em que houvesse um pronunciamento da justiça eleitoral sobre o processo de cassação do prefeito Júlio Lossio renunciaria imediatamente. Fernando Filho foi diplomado ontem em Petrolina e hoje já começa a preparar o seu discurso renunciando ao mandato parlamentar, que fará da tribuna da Câmara dos Deputados.
No vídeo em que aparece comentando a decisão do tribunal, Fernando Filho a medida é um reconhecimento da justiça e que recebe a decisão com serenidade e que é o momento de ter calma para dar uma resposta à cidade de Petrolina. ”Fizemos uma campanha limpa. Procuramos apresentar a Petrolina as nossas propostas, o que nós pensamos e queremos fazer para poder melhorar nossa cidade. Os problemas não são poucos, são muitos e quero dizer ao povo de Petrolina que ela pode ficar certa de que vai encontrar, a partir do momento em que assumirmos a prefeitura, que provavelmente deve ser na semana que vem muita disposição de trabalho”, afirmou o deputado agradecendo aos que torceram e acompanharam sua campanha e seus 11 meses do primeiro ano de mandato, respeitando o tempo e a decisão da justiça, quando “tiveram vitórias e derrotas”. ”Agora, é um momento de reflexão, mas acima de tudo de muito trabalho. Que o povo de Petrolina saiba que vamos nos dedicar ao extremo para que possamos fazer da nossa cidade uma cidade muito melhor para se viver”, finalizou o parlamentar no vídeo publicado nesta quarta-feira (20) no youtube.

Entenda o caso

A cassação de Júlio Lossio aconteceu em agosto deste ano, mas o ex-prefeito permaneceu no cargo até a semana passada, quando recebeu uma ordem judicial para deixar o comando da prefeitura. A Corte Eleitoral entendeu que o gestor cometeu abuso de poder político ao regularizar em 2012 (ano eleitoral), a situação de 1.500 famílias que ocupavam um terreno no loteamento “Terras do Sul”. O resultado do julgamento foi de três votos a três. O desempate foi do presidente do TRE, desembargador José Fernandes de Lemos. O deputado Fernando Filho (PSB) é o responsável pelo pedido de afastamento do peemedebista, entrando com a ação no último dia 31. Lossio foi reeleito com 18.294 mil votos de diferença para Fernando Filho. (Informações: Diário de PE) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário