SERROLÂNDIA-PE

sábado, 16 de novembro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO PARTICIPA DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS NO POLO GESSEIRO

Em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco (Sindugesso) promoverá de domingo (17) até a quinta-feira (21), em Petrolina, o “II Seminário Internacional Economia Circular na Política Nacional de Resíduos Sólidos: Sobreciclando o Gesso Pernambucano”. O encontro contará com a participação do professor e químico alemão Michael Braungart. Na programação estão previstos workshops, oficinas temáticas e visitas técnicas às empresas do polo gesseiro, além de uma reunião técnica entre o professor Braungart, promotores de Justiça e dirigentes do Sindugesso.
De acordo com a promotora de Justiça Ana Rúbia Torres de Carvalho, “este seminário se propõe a discutir novas alternativas para os modelos de desenvolvimento no Sertão do Araripe, visando aproveitar integralmente os recursos minerais da região, agregando valor ao produto local, distribuindo riquezas no Araripe e, melhor de tudo, sem degradar o bioma caatinga”.
A representante do MPPE lembrou que o Ministério Público de Pernambuco e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) trouxeram ao Recife, em abril do ano passado, o professor Braungart, para discutir dois temas importantes com os setores público e privado do Estado: a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o conceito Berço ao Berço. Desta vez, o professor alemão fará visitas técnicas às empresas do polo gesseiro do Araripe, acompanhado de comissão especial, e estará à frente de doisworkshops setoriais – um sobre “Modelos de Negócios C2C em outros países” e o outro com o tema “O polo gesseiro e a plataforma Cradle to cradle”.
Ainda durante o evento, Braungart vai presidir uma reunião técnica com consultores da Matura Projetos & Inovações em Economia Circular, dirigentes do Sindugesso e promotores de Justiça do MPPE. Da programação do seminário constam, ainda, três oficinas temáticas: uma sobre Logística Reversa no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com o professor Renato Binotto; outra abordando o tema Gerenciamento de Resíduo Sólido na Construção Civil, com a coordenadora técnica do Programa CBIC Construção Sustentável, Lílian Sarrouf; e a terceira a cargo do professor Iradj Eghrari, que terá como tema Fundamentos para a Construção Coletiva e Integrada do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário